Alugando um Apartamento em Dublin

Bom dia meus amores!

Hoje eu vim falar de um assunto importante para quem pensa em vir morar aqui em Dublin. Como alugar um apartamento? Bom, já vou adiantando que não é fácil, então se você for ficar por um curto período de tempo, seria preferível ficar em um apartamento AirBnb ou alguma coisa similar. Mas vamos lá que eu vou explicar passo a passo como foi conosco e como você pode fazer para conseguir o seu apartamento.

Processed with VSCOcam with a5 preset

1. Procurando o apartamento

Existem corretoras por aqui? Acredito que sim, mas usamos esse site, o daft.ie e fizemos tudo através dele para conseguir o apartamento. Através dele você consegue também ter uma noção mais ou menos do valores dos aluguéis por aqui. Então, se você está vindo para cá, esse é o seu site.

2. Gostei de um apartamento do site, quero alugar, como faço?

Entra em contato com o responsável pelo imóvel, seja por telefone, seja por mensagem no próprio site, falando que está interessado e que deseja ver o apartamento. Provavelmente ele vai agendar um dia e horário para você ir lá ver.

3. Vendo o apartamento

Não se engane. Raras serão as vezes que só estará você naquele dia e horário para ver o apartamento. Se fosse assim, seria muito simples. Por um lado, isso é bom, pois te da a liberdade de bisbilhotar o ap todo sem ninguém no seu pé.

4. Gostei do apartamento, quero alugar, como faz?

Bom, aqui é praticamente o oposto do que acontece no Brasil: lá, você escolhe o apartamento que quer, com calma e a pessoa que está alugando fica agradecido que conseguiu alugar o apartamento. Certo? Certo. Aqui é o contrário. Aqui se você gostou do apartamento, você vai colocar o seu nome numa lista, junto com algumas informações que serão avaliadas pelas pessoas que querem alugar o ap e ELES escolhem dentro das opções, para quem eles vão alugar. Conclusão: se você é jovem, solteiro, sem emprego ou acabou de arranjar um, estrangeiro, que acabou de chegar, sem referência de proprietários de outros apartamentos em que tenha alugado, quais as chances de alguém confiar o apartamento a você? Talvez entre você e um casal com filhos pequenos e cachorro, você seja a preferência, mas assim, geralmente não são só 2 pessoas querendo o mesmo ap.

5. E agora? O que eu faço?

Vai ficar pouco tempo? Vai para um airbnb, divide apartamento, qualquer outra opção, você provavelmente não vai conseguir um alugar um ap e sinceramente? Nem vale o esforço. Até por que, os contratos aqui, em geral, são de no mínimo 6 meses e a maioria de no mínimo 1 ano.

Ta vindo para morar mesmo ou ficar bastante tempo? Vamos lá, agora eu vou te contar como conseguimos o nosso apartamento e o que fizemos para isso:

Já estávamos ficando meio desesperados pois quando meu namorado veio para cá, ele era basicamente o perfil que eu descrevi ali em cima. Então ferrou. Ele via os aps, gostava, mas nunca conseguia nenhum. Aí tivemos que começar a criar coisas para convencer os proprietários de que ele era uma pessoa responsável e que iria cuidar bem do apartamento. Eis o que criamos:

  • Na época, ele estava já há umas 2 semanas na casa de uma senhora, via airbnb. Bom, pedimos uma carta de recomendação dela, dizendo que ele estava hospedado na sua casa, e que era uma pessoa organizada, que nunca havia dado problemas, que era confiável e tudo o mais. Ok. Não tem o peso de uma carta de um proprietário/landlord prévio, mas já ajuda muito. Então aí vai a primeira dica: você mora no Brasil em apartamento alugado? Tente conseguir com o proprietário ap onde você vive no Brasil uma carta de referência. Sério, vai ajudar.
  • Outra coisa que auxilia nesse processo é uma carta do seu empregador, falando que você realmente trabalha onde diz que trabalha e sua faixa salarial. Também tínhamos uma dessas.
  • Nosso casamento era dentro de um mês apenas. E uma coisa é um homem solteiro em um apartamento. Outra coisa é um homem casado. Preconceito? Com certeza. Mas é a vida. Começamos a dizer que já éramos casados.
  • Um vez que o Rafael ia ver os apartamentos juntos com todos os outros “pretendentes”, pronto, ele já estava em desvantagem. Resolvemos esse problema como?! Bom, chegou um momento que estávamos cansados de ter nossos corações partidos por gostar de um ap e ele nunca ser nosso. Resolvemos apelar. Oferecemos de pagar o aluguel mais caro para ver um apartamento primeiro, o proprietário foi receptivo, mostrou o apartamento e fechamos o negócio. Estamos nesse apartamento.

Mas não me entendam mal e desistam se vocês tem as características descritas acima. Na mesma época que Rafael estava procurando um Russo, que chegou na mesma época que ele, estava na mesma caçada. Pois bem, ele conseguiu um apartamento também, mas demorou umas 2 semanas a mais.

6. Agora só assinar o contrato? Quais documentos preciso?

Documentos: Apenas o número do seu PPS (Personal Public Service Number).
Ps: Fechamos o ap diretamente com os proprietários. Então não sabemos exatamente quais as exigências de documentos quando fechando o contrato com administradoras. E acredito que dependa da administradora também. O Russo citado acima, fechou com uma administradora, ele teve que enviar além do PPS: passaporte, comprovante de renda do banco e a carta do empregador.

Depósito de Segurança: No Brasil, geralmente o que acontece é que temos um fiador. Aqui porém, o que eles pedem é um depósito de 1 mês (em geral) de garantia, que você retira ao final do seu contrato se não tiverem havido danos ao apartamento causados por você ou inadimplência.

7. Pagando o Aluguel

Uma coisa importante de saber é que aqui eles cobram o aluguel adiantado. Sendo assim, logo que você fecha o contrato, você precisa pagar 2 meses de aluguel: um é o pagamento do mês, normal e o outro é o depósito de segurança/garantia. Então, traga dinheiro suficiente para tal.

Dicas:

  • Os apartamentos aqui em geral já vem mobiliados, então não precisa se preocupar com essas coisas. Incluindo utensílios de cozinha. Mas se não vier, ou você sentir falta de algum móvel, recomendo a IKEA, coisas baratas, de qualidade e que quebram um galho gigantesco. E você encontra tudo em uma loja só.
  • Quando estiver olhando, dê preferência para os apartamentos nas quais as torneiras misturam a água quente com a fria. Muitos aps aqui tem as torneiras fria e quente separadas, o que inviabiliza de você utilizar a quente, uma vez que a água sai queimando. E lavar louça, escovar os dentes, lavar as mãos na água gelada (é muito gelada) principalmente no inverno, não é legal.
  • Quando chegarem no apartamento, verifiquem se tem algo quebrado e entrem em contato logo com o responsável pelo ap para que tudo seja concertado logo de uma vez
  • Não seja muito exigente. Especialmente por que o apartamento já vem mobiliado, tendemos a as vezes não gostar do apartamento, por exemplo, por odiar o sofá, ou a escolha de móveis da sala. Não faça isso. Também não seja detalhista. Isso só vai dificultar para você conseguir o ap. E sinceramente, acho que nunca vai conseguir do jeito que quer.
  • Morar perto de pubs, em geral não é problema, uma vez que eles tem um bom isolamento de som. Mas cuidado com as boates. Muitas pessoas tendem a sair bêbadas dessas, gritando e fazendo bagunça, tendem a deixar muito lixo na rua (por ficarem horas na fila para entrar) e coisas assim.
  • Cuidado com as igrejas também! Muitas tem sinos que fazem MUITO barulho e tocam por muito tempo! Incomodando bastante.
  • Dublin 1 é a região do centro da cidade e uma área próxima de tudo e em geral com os preços mais acessíveis. As demais regiões mais em conta tendem a ser mais afastadas.
  • CUIDADO COM OS GOLPES!!! 

Bom pessoal, essa foi a história de como conseguimos o nosso apartamento e como é para alugar um apartamento por aqui. Qualquer dúvida, pergunta que tiverem, pode deixar aí nos comentários que tentaremos responder. Depois me falem se gostaram do post e como foi/está sendo a procura de vocês.

Mil e um beijinhos e até a próxima!

FanpageInstagramTwitterSkoob Bloglovin

deixe um comentario3

6 comentários sobre “Alugando um Apartamento em Dublin

    • marialowen disse:

      Que bom que gostou Katarina!! Ajuda sim! Tudo é uma questão de convencer o proprietário ou responsável pelo apartamento que você é a melhor escolha, a pessoa que vai pagar em dia e que vai cuidar melhor do ap, então assim, qualquer coisa ajuda! x)
      Nada como ter o nosso cantinho né?! <3
      Bjs

  1. Mundo da Lis disse:

    Olá!
    Vi que seu blog também está participando do projeto colaborativo e resolvi vir aqui dar uma olhada.
    Adorei seu blog!! Está de parabéns, continue assim. Vou continuar acompanhando.
    Depois se puder dar uma olhadinha no meu blog… ficarei feliz em saber sua opinião 🙂

  2. Rosalina Nishimura disse:

    Oi.
    Acabei de ler seu post, estava aqui desesperada querendo saber como eu iria conseguir alugar em Dublin. As cartas que você levou foram feitas a mão? E passou para o inglês?

    • marialowen disse:

      As cartas que ele usou no caso já eram todas em inglês, algumas a mão, outras não. Mas se for trazer alguma em português, te dou a idéia de mostrar a carta em PT mesmo e anexar uma folha, de preferência, digitada, com a tradução em inglês e explicar pra pessoa que está a carta original e a tradução junto. Espero ter conseguido ajudar. E qualquer coisa, só falar e me conta depois como foi, se conseguiu o ap!

Deixe uma resposta