Bullet Journal – O que é? Como fazer?

Oi meus amores, hoje eu vim falar de uma recente descoberta minha, o Bullet Journal. E como eu estou adorando esse novo sistema de organização.

O que é o Bullet Journal?

É um sistema de organização personalizável e tolerante (ele aceita qualquer coisa, mesmo! Hauuha). Pode ser a sua lista de tarefas, o seu caderno de desenhos, seu caderno de anotações, seu diário, mas geralmente ele é tudo isso junto. Ele vai te ensinar a fazer mais com menos.

Bullet Journal

Por que eu estou amando o Bullet Journal?

O primeiro ponto que pra mim é muito, muito importante é que eu sou uma pessoa muito visual, e eu gravo as coisas melhor escrevendo e me sinto mais confortável desse jeito. Sendo assim, a maioria das minhas listas de tarefas e anotações, são feitas em papel e eu fatalmente acabava com milhões de papeis e perdendo alguns dele com o passar do tempo, esquecendo onde estavam ou até da sua existência e tendo que começar tudo de novo. Tipo, se eu fizesse uma lista de filmes que eu quero assistir, ela vai sempre existir e eu vou acabar esquecendo onde coloquei, ou pior, o papel vai acabar virando vaca (ficar todo dobrado e destruído) e eu vou ter que começar tudo de novo. E o Bullet Journal resolve todos esses problemas pra mim, pois eu tenho tudo em um só caderno.

Tarefas demais

Ponto 2 é que ele me ajudou muito a me organizar, ajeitar as minhas prioridades e os meus dias. Agora todo dia a noite eu sento eu penso o que tenho para fazer no dia seguinte e escrevo tudo direitinho. Além disso, se tenho que reescrever a mesma tarefa por 3 dias seguidos, por não ter cumprido ela antes, sinto que é hora de sentar e ver qual o problema ou apenas me der uma bronca interna e fazer logo o que tem que ser feito.

Ponto 3, as minhas finanças agradeceram muito! Com essa história toda de intercâmbio e tudo o mais, eu tenho estado com o dinheiro bem contadinho e agora, eu anoto no meu bullet journal, todos os dias, quais foram os meus gastos, de forma que ao final da semana, ou do mês, eu sei exatamente com o que que eu gastei meu dinheiro e dessa forma também consigo imaginar com o que que eu preciso diminuir os meus gastos, pois agora eu tenho essa visão.

Ponto 4. Tem ajudado com a minha saúde também, uma vez que mantenho anotações das minhas atividades físicas do dia, do quanto eu dormi a noite, da quantidade de fibras que eu comi e de quanta água bebi. Eu já disse que sou uma pessoa muito visual, então escrever esses números à noite e vê-los baixos, me estimula a querer melhorar no dia seguinte.

Ponto 5. Eu faço medicina, como muitos de vocês já sabem, e letra de médico muito frequentemente é uma tristeza e a minha apesar de ser perfeitamente legível, não é das mais bonitas do mundo, e com o  Bullet Journal, eu tenho tentado melhorar e venho praticando para tentar melhorar a cada dia mais a minha letra. O que é ótimo, não só pra mim, como para os meus pacientes.

Bullet Journal - Kiss

Ponto 6. Tem me ajudado bastante com o blog e youtube, uma vez que agora eu tenho anotado todos os temas que já tenho prontos, os que preciso escrever, isso tudo com uma certa regularidade. Tem sido uma mão na roda também o instagram, uma vez que de fez em quando estou participando de 3 projetos ao mesmo tempo até e preciso me organizar! E quando dá, tentar conectar o post do instagram com o do blog para ajudar na divulgação do post. E com todas essas informações, eu ia me sentir absolutamente perdida na frente de uma tabela do exel, por exemplo, mas como sou eu que escrevo, vou fazendo minhas anotações como quero, puxo setas quando necessário, faço correções e tudo o mais. Além disso consigo ter uma visualização melhor do todo.

Por enquanto, essas são as coisas que estão me salvando muito no Bullet Journal e por que eu fiquei praticamente viciada. Abaixo eu fiz uma lista de vantagens e desvantagens de se ter / fazer bullet journal. Peguei essas listas da minha opinião e também do que li de pessoas que já testaram e aprovaram ou não o método. Tem gente que não se dá bem com ele, tem gente que ama, acredito que você precise testar para saber como se sente e se gosta.

Bullet Journal - Love

Vantagens do Bullet Journal:

  • Consigo todas as coisas acima, tudo em um único lugar, sem precisar de mil aplicativos para tal
  • Barato (e um caderno e apenas isso)
  • Simples
  • Personalizavel, se adapta às suas necessidades
  • Bonitinho
  • Exercita a sua criatividade
  • Não acaba a bateria
  • Você pode colar coisas (passagens, recortes, cartões)
  • Ajuda você a melhorar a sua letra
  • Você pode pular dias ou gastar mais de uma página em outros

Desvantagens do Bullet Journal:

  • Ao invés de levar uma lista de compras pro mercado, agora eu levo um caderno
  • Carrego meu caderno pra todos os lados
  • Se molhar estraga
  • Se quiser anexar fotos, tem que imprimir
  • Não é tão rápido quanto apertar um botão
  • Você gasta dinheiro (se usar seu celular, mas se usar um planner, acredito que o Bullet Journal seja mais barato).

Como fazer um Bullet Journal?

Arquivo 14-02-16 14 42 32

É isso aí meus amores, espero que tenham gostado do post. Espero que ajude vocês a se organizarem melhor, o que é extremamente necessário! Depois me contem o que acham do sistema Bullet Journal, se gostam, se não, se já tentaram. Me digam se gostaram do post também e se querem mais posts sobre o assunto!!

Mil e um beijinhos e até a próxima!

FanpageInstagramTwitterSkoob Bloglovin

15 comentários sobre “Bullet Journal – O que é? Como fazer?

  1. Meiri disse:

    Conheci o método do Bullet Journal há um tempo e até comecei a pôr em prática, mas… ainda não tinha entendido tão bem, nem tinha percebido todas as possibilidades etc. Por exemplo, sempre esqueço de fazer a página do mês (assim vira bagunça, né) e só uso o meu para to do’s (nada de lembretes ou eventos).
    Obrigada pelo post esclarecedor <3 Já tô esperando pelo de como você usa o seu, haha.

    • marialowen disse:

      Yay! Que bom que gostou do post!! Amanhã deve sair lá no canal o vídeo de como faço o meu e todo mês devo colocar um vídeo lá também montando o mês com vocês, então se seu problema é o esquecimento, só fazer todo mês comigo!! x). E uma coisa que eu amo no Bullet Journal, é que ele vai se adequando as suas necessidades, então mês que vem já vou fazer o meu um pouquinho diferente do que o que vou mostrar amanhã!
      Então só acompanhar que vem muita novidade por aí!!
      Bjs e seja bem vinda!!

    • marialowen disse:

      Ajuda demais né?! Nos ultimo dias tive um pouquinho de dificuldade manter atualizado também, mas vou fazer algumas mudanças no meu mês que vem que acho que vai ficar mais fácil de atualizar todo dia, logo, menos provável de eu esquecer ou ficar com preguiça uhauha.
      Bjs

  2. Isabele disse:

    A única coisa minha que é organizada é minha agenda de trabalho. Eu anoto os plantões lá e os demais eventos são agendados de acordoncon ela. Festas, comemoraçoes, consultas médicas…
    Agora, o resto… Só Jesus na causa. Preciso urgente imprimir um planner diario pra organizar as tarefas de casa e as coisas q preciso faZer na rua. Mas cadê q saio pra comprar tinta pra impressora? Rs
    Outra coisa q preciso controlar mais a fundo são meus pequenos gastos diários e a ingestão de água.

    • marialowen disse:

      Tenta o Bullet Journal!! Assim você não fica tão dependente da tinta da impressora e pode ter tudo em um único lugar! Eu to super recomendando, agora não me perco mais em mil papéis diferentes e tenho tudo a mão e conectado!! Além de ter me ajudado muito nos gastos diários e ingestão de água como eu falei lá em cima. Tenta, só te custa um caderno e uma caneta huaha.
      Depois me conta!
      Bjs

  3. Bárbara Hernandes disse:

    Ameiiiiiiiiiii essa dica! Assisti o vídeo e adorei, Maria! Tipo, fui até ler outros posts e ver outros vídeos a respeito e acho que vou fazer também – ultimamente tenho sentido a necessidade de escrever as tarefas ao invés de colocar no calendário no celular, sabe? Adorei mesmo!

    • marialowen disse:

      Nossa, super te entendo, não me sinto muito bem com o calendário do celular, não sei explicar, meio que ele não me mostra tudo que quero saber sabe?! Mas experimenta sim! Amanhã vou postar um vídeo mostrando como eu to fazendo o meu! E não largo mais ele por nada nesse mundo uahuha.
      Depois me fala como ficou o seu!!
      Bjs

  4. euodeiococacola disse:

    Te achei lá pelo google+ (informo isso pra pessoa saber que ta dando resultado divulgar em tal lugar).
    Primeiro quero elogiar sua organização com o blog <3 como é gostoso entrar num blog e estar padronizado, com cores bonitas, justificado <333333 Dá uma paz interior
    Segundo que entrei aqui procurando o texto do video e me surpreendi, você faz um post completo alem do video. Muitas pessoas só jogam o link do video e dão uma breve introdução. Continue assim por favor <333
    E ah, sua letra não é feia não, a minha é bem pior e eu nem faço medicina hahaha

    Através da linha

    • marialowen disse:

      Nossa, muito bom saber disso mesmo! Obrigada!! <3
      Uhauhau e muito obrigada pelos comentários sobre o blog!! É muito bom ouvir isso!
      Ah, sim, achei melhor fazer o post completo, até por que nem todo mundo gosta de ver vídeo e acabei falando um pouco mais de algumas coisas no vídeo, um pouco mais de outras no texto, então se a pessoa ler e ver o vídeo aí tem todas as informações que eu quis passar!! E bom saber que você gostou desse estilo, pode deixar que vou continuar com ele! <3
      Minha letra é muito desigual e as vezes parece o de uma criança que está sendo alfabetizada uhahua queria que ela tivesse um pouquinho mais de personalidade e uma carinha mais encorpada. Algum dia eu chego lá!! =)
      Muito obrigada pela visita e eu amei o seu comentário!!
      Beijinhos e espero vê-la por aqui mais vezes!! <3

  5. Cheel disse:

    Cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quero MUITO tentar! Diga-se de passagem que seu video foi muito mais facil de entender que o do cara em ingles (e mais bonito tambem!) hahahaha.. se eu fizer pra valer, vou fazer um video mostrando e te linkar 😀 tenho um caderno extamente pra isso, só nao sabia como montar o bullet journal (ou no meu caso, eu estava chamando de daily planner!) Beijo

    • marialowen disse:

      Muito obrigada sobre o vídeo! hahua Fico bem feliz que eu tenha conseguido explicar direitinho e que você tenha gostado!! =D. E por favor, tenta, vai ser a diferença que vai fazer, e se fizer realmente, não esquece de me marcar no vídeo! Quero muito ver o resultado!!
      Bjs

Deixe uma resposta