Planejando Viagens de Final de Semana – Europa

Oi gente! Então, como eu to aqui na Europa, resolvi aproveitar e ir conhecer cidades e países vizinhos. E hoje eu vim contar pra vocês os lugares que quero ir visitar e mostrar pra vocês como e o meu processo pra organizar essas viagens de final de semana pela Europa! E só pra constar, o processo é o mesmo quando eu to no Brasil e quero simplesmente fugir da rotina e ir viajar um cadinho. A única diferença é que as vezes pulamos etapas por já termos noção do que pe melhor ou não. Então vamos lá, passo a passo.

Viagens de final de semana – Onde eu Quero ir

mapa

  • Aveiro
  • Porto
  • Lisboa
  • Sintra
  • Madrid

Estou em Coimbra, aquele pontinho verde ali huhua.

Vamos planejar uma viagem de final de semana pela europa?

1. Olhar o Mapa

Bom, como não conheço a região, o primeiro passo foi abrir o Google maps e dar uma olhada nos locais que tínhamos próximos.

2. Pesquisa geral na internet

Procurei sites e blogs de viagem falando as cidades que encontrei próximas e também as que não encontro, e assim achei alguns outros lugares para ir que não tinham me chamado atenção antes. A regra aqui é olhar fotos dos lugares e ler um pouquinho a respeito.

3. Lista de Locais de Interesse

Nesse momento fazer uma lista com os locais de interesse e procurar fotos e informações de cada uma é fundamental. Dessa forma consegui determinar aquelas que mais me interessavam e eliminar algumas.

4. Voltar ao mapa

Agora o objetivo é ter noção do tempo de viagem, da distância e do meio de transporte que vai ser escolhido para cada um dos locais de interesse.

5. Datas e horários

Agora sabendo tendo uma noção do tempo de viagem, distância e já tendo uma noção da quantidade de pontos que gostaria de visitar em cada local, determino quando seria melhor de encaixar a viagem. Por exemplo, Madrid é mais longe e tem muitos lugares para serem visitados. Sendo assim, vamos em uma semana que teremos a sexta feira de folga, podendo assim ir viajar na quinta à noite.

6. Trem, avião, carro

Agora o momento é sentar e fazer pesquisa de preço e definir como vamos para cada local levando em consideração dificuldade de locomoção, preço, tempo de viagem e conveniência. Por exemplo, Madrid é relativamente longe, outro país, mas para pegar avião, daqui de Coimbra, temos que ir até Lisboa ou Porto. De trem, diretamente de Coimbra, pegaríamos um trem noturno e chegaríamos lá pela manhã. Dessa forma, a viagem seria bem mais curta de avião, porém, bem mais cara e de certa forma desconfortável, uma vez que teríamos que ficar migrando de meios de transporte. Dessa forma economizamos e temos menos pontos onde podemos dar problema na nossa viagem. Depois vou detalhar em posts separados, como decidi ir para cada local que vou visitar e por que.

7. Comprar as passagens e marcar os hotéis

Temos começado a ver essas coisas com uma antecedência de aproximadamente uma semana. Por que? Bom, primeiro por que aqui temos descontos em alguns tipos de trem se compramos com antecedência de uma semana ou mais. Além disso, gosto de ter tudo organizado o mais cedo possível pra poder deixar tudo certinho.

Quanto ao local para ficar, sempre olho preços no AirBnB e no Booking.com. E aí eu escolho a melhor opção, custo beneficio. Coisas importantes para de levar em conta:

Hotéis
  • Valor
  • Localização (Proximidade de metrôs, de pontos turísticos, quanto mais no centro da cidade, em geral, melhor)
  • Conforto
  • Horários de check in e check out
  • Críticas de outras pessoas que lá ficaram

Ultimamente tenho ficado muito em AirBnB, em geral, tem sido mais barato e tem tido apartamentos melhores. Tirando alguns poucos lugares.

Passagens

Seguem abaixo alguns links importantes pra procurar as passagens, tanto de trem como de avião (passagens baratas em companhias low cost que mais uso)

Ryanair
EasyJet
Comboios de Portugal
Interrail

Viagens de final de semana - porto

7. Agora começa a diversão.

Agora é hora de pesquisar os pontos de interesse, que quer visitar e montar um roteiro certinho por cada dia de viagem, levando em consideração o ponto de partida, horários de check in e check out de onde vamos passar a noite e o horário das passagens, além da localização de cada um desses lugares (hotel/pousada/apartamento, estação de trem/aeroporto). Tomando cuidado para não perder nada no caminho e colocando locais para comer no caminho. Pesquise também se vai precisar usar transportes da cidade e já veja preços, onde comprar as passagens e tudo o mais.

8. Detalhes a serem levados em consideração
  • Checar a previsão do tempo e adaptar o roteiro a ela – se estiver previsto muita chuva, melhor adaptar seu roteiro para ir visitar locais cobertos e fechados nos dias de chuva e os outros nos dias que o clima estiver melhor e considerar utilizar mais o transporte público. Não esquecer também de adaptar as roupas e colocar um guarda chuva na mala.
  • Levar em consideração as outras pessoas que estarão indo com você – por exemplo, eu gosto de fazer tudo a pé e costumo andar bem rápido, parando apenas para tirar fotos. Mas vou viajar com outras pessoas e na hora de calcular o roteiro, preciso considerar a resistência a andar dessas pessoas e a velocidade, para que dê tempo de fazer tudo é para que ninguém fique reclamando de andar.
  • Levar sempre um dinheiro para emergências
  • Não esquecer o passaporte!

Bom, espero que tenham gostado do post! E que ajude! Depois me contem seus planos para dar aquela escapadinha! Beijos!

FanpageInstagramTwitterSkoobBloglovin

Related Posts

4 comentários sobre “Planejando Viagens de Final de Semana – Europa

    • marialowen disse:

      Nossa, nem me fala! Muito bom poder tirar o fim de semana e conhecer tantos lugares incríveis! Só queria ter mais dinheiro pra poder passear mais uhauha. Essa semana que vai entrar espero que esteja saindo o primeiro post da série. A vida ta corrida, mas acho que sai sim!!
      Bjs

    • marialowen disse:

      Yay! Que bom que gostou! Espero que sejam úteis! E nossa, morar por aqui e ter diversos lugares completamente diferentes por perto é absolutamente mágico! Se eu tivesse tempo e dinheiro acho que arrumaria um carro e sairia por aí! ahuha
      Fico muito feliz em saber que gostou do blog! E pode deixar vem mais post sobre viagens por aí! ;*

Deixe uma resposta