Por que eu tomo Pílula sem Pausa?

Oi pessoal! Tudo bom? Eu estava meio sem saber sobre o que vir falar aqui hoje e aí eu fiquei pensando que deveria escrever sobre alguma coisa que eu sei e algo que fosse minimamente útil para vocês. E eu me peguei pensando que de vez em quando, nos grupos que eu participo, surge o assunto da pílula, aquela, o anticoncepcional, nossa velha conhecida, e em sua maioria, as pessoas estão falando que querem parar de tomar, que gostariam de tentar outros métodos, que querem parar de tomar remédio e eu fico só vendo, me sentindo um ET auhahu. Então eu resolvi vir aqui hoje, contar para vocês o por que de eu emendar a minha pílula, de eu não menstruar a mais de 6 meses e por que que eu adoro fazer isso.

Mas antes de começar, não me entendam mal, eu super entendo vocês que preferem uma vida mais natural, sem a pílula. Não estou aqui para falar que o meu jeito é melhor do que o de ninguém, até por que, tem gente que realmente não se dá bem com esses comprimidinhos e pessoas que inclusive não podem tomá-lo de jeito nenhum. E como qualquer coisa, tem gente que ama, gente que odeia e gente que não está nem aí huahua. Então vamos lá.

pílula sem menstruação

Vamos Falar de Pílula

Começando a minha história, eu quando era novinha lá pros meus 13/14 anos eu tinha uma menstruação sonho. Ela vinha a cada 41 dias, super pontual. Tinha umas cólicas eventuais, mas nada que limitasse minhas atividade normais. Comecei a tomar pílula aos 15 anos, pois um médico me disse que eu tinha SOP (Síndrome do Ovário Policístico) – eu provavelmente não tinha nada disso, até por que, os critérios para o diagnóstico mudaram de lá para cá e eu acredito sinceramente que não me encaixava neles, mas para descobrir, só quando eu for ter neném agora uahah – e o tratamento para essa condição em quem não quer ter filhos no momento, é esse, a pílula.

Desde então ela me acompanha. Parei por no máximo 6 meses nesse meio tempo, mas logo arrumava um namorado novo e voltava correndo pra ela. São os mesmos hormônios há 10 anos. A mesma pílula (só tive que aumentar a dosagem aí pelo meio do caminho).

Bom, mais recentemente, eu comecei a desenvolver enxaqueca e gente, não é exagero, minha vontade de enfiar a cabeça na parede é imensa quando eu estou com essa dor, e é depois de misturar pelo menos uns 3 remédios para dor que ela passa. E sempre que eu fazia a minha pausa para menstruar (aquela de 7 dias da pílula), se eu estivesse cansada, estressada, tivesse dormido mal ou se dava na telha, ela aparecia. Era um inferno na terra. Até que um dia eu decidi que ia emendar as cartelas da pílula, e a dor não surgiu. Pensei comigo mesma, pronto vou fazer isso sempre agora, por que se eu não menstruar, não sinto dor de cabeça. Perfeito!

Porém, eu sempre ficava com aquela pulga atrás da orelha, com medo de isso não me fazer bem, de acabar causando algum problema futuro, alguma dificuldade para engravidar mais tarde, qualquer coisa assim. Estava ficando preocupada. Até que eu fui para Portugal, fazer um Intercâmbio e tive uma conversa sobre isso com o médico ginecologista/obstetra que estava responsável por mim lá no hospital (pra que não sabe, eu faço medicina, e passei parte desse período do intercâmbio em uma maternidade lá em Coimbra). Bom, ele falou várias coisas que eu acredito que fazem todo o sentido e que me tranquilizaram de forma que pretendo emendar minhas cartelas agora até resolver parar para engravidar. Ele falou o seguinte.

A cada vez que um ciclo menstrual começa, é como se a mãe estivesse preparando um ninho, um cantinho para o bebê ficar por 9 meses até nascer, e para isso muitos recursos são gastos e se não chega nenhuma criança, tudo isso é jogado fora e tudo começa novamente, de forma que é como se fosse um desperdício de tudo aquilo. A mulher, não foi feita para menstruar todos os meses. Ela foi feita para estar frequentemente grávida. Mas como as coisas mudaram e vivemos agora em um mundo diferente, com prioridades diferentes, a mulher tem 1/2 filhos durante a vida, tendo assim muito mais menstruações do que as mulheres de antigamente. Quando você toma a pílula, seus ovários e endométrio (camada do útero que menstrua), descansam, sendo assim, evita o câncer dessas duas áreas. Você para de ovular e o endométrio não cresce, por isso dizemos que a “menstruação” que uma pessoa que está fazendo uso da pílula, não é a mesma de alguém que não está. Essa “menstruação” é falsa, ela não é o resultado de um “ninho” jogado fora, pois este nunca foi construído (o endométrio não cresceu), não houve a variação hormonal normal para que ele fosse montado. É apenas uma camadinha bem fina de endométrio, como se fosse um lençol, que se formou, que se desprende e sangra, mas nada comparado ao edredom que se formaria, se não fosse a pílula.  Além disso, emendar ou não a pílula, tem exatamente o mesmo efeito sobre o corpo da mulher, uma vez que ela está tomando o remédio de qualquer forma, não vai ovular e nem produzir o “ninho”. Dessa forma, essa “menstruação” de quem faz uso de pílula, é um desperdício maior ainda.

Então foi aí que realizei que menstruar todo mês é besteira, “menstruar” tomando pílula então, é mais besteira ainda, eu deixo o meu corpo inteiro sem aquela quantidade mínima de hormônio, o que me leva a ter dor e sentir diversas alterações que me fazem mal, perco sangue e isso tudo pra nem sequer menstruar de verdade. Ou seja, pra mim, simplesmente não vale mais a pena. Até por que, me livrar da enxaqueca, da cólica, do absorvente  e do “será que manchei minha roupa?”, tudo de uma vez só e sem entrar na menopausa, é bom demais!! E claro, tudo isso sem me fazer mal. Menstruar agora pra mim só quando eu quiser que alguma coisa pare no meu ninho! uahua

Bom meus amores, é isso, o assunto de hoje foi esse. Espero que tenham gostado, depois me contem como é a relação de vocês com a pílula, se é de amor ou de ódio huauh.

Mil e um beijinhos e até a próxima!

FanpageInstagramTwitter •  BloglovinFlickrTumblr

16 comentários sobre “Por que eu tomo Pílula sem Pausa?

  1. Lismara disse:

    Muito bom e útil o post, adorei!
    Eu também tomo pílula direto e acho uma maravilha. Nunca fui de ter cólica e minha menstruação sempre foi pontual, mas sempre despencava horrooores de ter que usar um monte de absorventes e trocar várias vezes ao dia. Até que cansei e agora tomo pílula sem pausa. É um alívio né? hehe
    Obrigada por compartilhar esse post com a gente 🙂

    • marialowen disse:

      Nossa, alívio é exatamente a palavra!! ahhua Se ver livre dos absorventes é realmente muito muito bom!! Oh coisinha desconfortável!! Amei saber que você gostou do post e que ele foi útil!! <3
      Beijinhos

  2. sara disse:

    Esse é um assunto bem complicado que me deixa confusa! Dificil saber certeza o que é verdade. Comecei tomando anticoncepcional sem pausa (e gosto muito) e meu médico assim como o do seu post disse que não teria problema. Mas um outro médico me explicou que menstruar é um estado fisiológico de nós mulheres e não podemos interromper assim de repente por tanto tempo, até porque, como nossos ovários não vão funcionar durante tanto tempo eles vão atrofiando e pode não funcionar mais. Também me disse que as células mortas do endométrico que não são eliminadas podem causar um tumor. Isso me deixou com certo medo por ele ser um médico de super confiança! Ele me indicou a fazer uma pausa a cada 3 meses para a menstruação descer e não correr o risco dos ovários atrofiarem. Eu sofria muito em relação a cólicas que só cessavam quando tomava buscopam na veia, e ciclo menstrual de 9 dias. A pilula foi uma salvação pra mim, mas tenho receio de tomar por muito tempo.
    Adorei seu post! Muito explicativo e perdão pelo textão viu rs

    Beijocas!!

    • marialowen disse:

      Imagina, quero ver os textões e as opiniões de vocês mesmo!! Então vou tentar responder o seu comentário, e qualquer coisa só escrever de novo, vamos lá: Quanto ao estado fisiológico, é como eu falei no texto, o nosso estado fisiológio é estarmos grávidas o tempo todo, ou seja, não menstruar, além disso, a menstruação que temos com a pílula não é real, não sendo nada fisiológica. Os nossos ovários não atrofiam só por que tomamos a pílula continuamente, até por que, os nossos ovários param de funcionar a partir do momento que começamos a tomar a pílula, por isso que é um anticoncepcional, não ovulamos, e não vamos ovular tomando a pílula continuamente ou não. A pílula previne o câncer de endométrio, pois ele não cresce a cada mês para gerar o ninho, é descartado e depois temos que crescer tudo de novo. O risco de gerar um câncer tem a ver com divisão das células e defeitos nesse processo, então quanto menos fazemos um tecido crescer, menos chances de câncer temos, e por isso que a pílula protege. Sendo assim, não vejo no que o médico falou, motivos para não usar a pílula continuamente, ainda mais você que sofre tanto com a menstruação!!
      Espero que tenha conseguido explicar tudo direitinho! uhahua E fico muito feliz que você tenha gostado do post!!
      Beijinhos linda!!

  3. Daniela Almeida disse:

    Oi Maria! Poxa, que bacana essa explicação porque isso para mim era um mistério rs. As poucas mulheres que conheci que emendam uma cartela atrás da outra eram apenas aquelas que tinham problemas seríssimos nesse período, a ponto de ficarem de cama ou serem internadas. Por isso nunca me interessei em emendar, pois minha menstruação sempre foi bem normal, sem grandes sofrimentos rs mas agora já tô até pensando com mais carinho! hehehe fora que não é prejudicial a saúde (digamos que é o mais importante rs).

    Beijocas Maria, adorei o post! Super informativo (:

    • marialowen disse:

      Yay! Que bom que gostou! Amei saber!! <3 E com certeza não ser prejudicial à saúde é o mais importante! E por mais que a menstruação não seja dolorosa e problemática, é sempre chata e nos limita não é mesmo? Então se podemos ficar sem ela, por que não?! haha Eu to emendando já tem tempo e to me sentindo tão livre! Amando muito! Então super recomendo!!

      Beijinhos!

  4. Fala Sério Amiga! disse:

    Oi Maria, adorei o assunto abordado! Rsrs
    Eu tenho a famosa Endometriose, ou seja sou proibida de menstruar por um bom tempo, estou em tratamento fazem 5 meses… E é maravilindo não ter as preocupações que você citou acima!! Tô curtindo bastante, xô menstruação hahaha
    Beijooos

    • marialowen disse:

      Hauau disse tudo! Xô menstruação!! Eu sempre tive muito medo de ficar mexendo com essas coisas, pois um dos meus maiores sonhos é ser mãe, então sempre tive o maior cuidado. Por isso decidi trazer esse post, para trazer um pouquinho de paz à algumas cabeças!!
      Boa sorte com o tratamento linda! Vai dar tudo certo!!
      Beijinhos

  5. elouisiesereia disse:

    Eu comecei a tomar contínua em dezembro e também ficava com essas coisas de pensar se me faria algum mal, até marquei consulta no mês passado mas não pude ir e depois acabei não remarcando! É uma chatisse ficar morrendo de cólica e dores na cabeça. A única forma que minha cólica melhora é deitando e usando uma bolsa de água quente. 🙁 Eu sofria demais e isso não era nada legal. Fiquei um tanto aliviada em ler seu post! Beijos

    • marialowen disse:

      A minha cólica melhora assim também, as tenho dores nas costas também, mas a pior coisa mesmo era a dor de cabeça, totalmente incapacitante!! Fico muito feliz que tenha te trazido alívio o post, a idéia foi essa mesmo! Ficamos sempre tão preocupadas com essas coisas… E essa conversa que eu tive com um médico que super confio e respeito, então precisava muito trazer isso aqui! Qualquer dúvida só falar!
      Beijinhos

  6. euodeiococacola disse:

    Ah <3 Vejo muita gente falando de parar de tomar pílula, inclusive falando em um tom que se você tomar, vai morrer. Vejo muitas fazendo essa lavagem cerebral pra adolescentes e elas decidindo que vão parar no próximo dia. Muita desinformação com a proposta que vai ter a vida melhor. Pode ate ter mas é certo recomendar para adolescentes? E se engravida? Não é você que vai cuidar né? Sem contar as que param por conta própria depois de anos tomando e recomendam fazer o mesmo….
    Tomo pílula direto e me sinto como você, não tenho cólica, não fico extremamente triste como ficava, não sinto que perco uma semana do mês em função da menstruação. Só alegria. Acho que temos que passar esse "outro lado" da pílula para as outras pessoas também, senão elas pensam que é só câncer e hormônio.
    http://www.atravesdalinha.com.br

    • marialowen disse:

      Pois é, frequentemente vejo a pílula sendo mal dita por aí e eu não consigo muito bem entender o por que. Acho que é tudo uma questão de medo e desinformação mesmo, afinal, ela está relacionada a uma parte muito importante das nossas vidas e apesar de ter seus problemas, ainda acho o melhor jeito anticoncepcional que existe, além de não fazer nada né, claro uahua. E eu gosto tanto da minha pílula e agora ela me trouxe tanta libertação!! uhahua Temos mesmo que levar esse lado para as pessoas!
      Beijinhos

  7. Tamara disse:

    Eu tomo harmonet há vários anos e é uma pílula que deu certo pra mim, nem penso em parar de tomar. Uma vez ou outra já emendei a cartela, mas não sabia que poderia emendar tantas vezes seguidas como no seu caso. Seu médico deu o ok, ou você resolveu por conta própria? Não me entenda mal, eu realmente quero saber para poder me sentir mais a vontade em emendar direto assim.

    • marialowen disse:

      Então, eu nunca encontrei um ginecologista em que eu confiasse, já ouvi muitas atrocidades. Bom, a que eu vou, já tinha dito que eu poderia emendar, mas como eu disse, não confio. Então comecei a emendar, mas sem ter muita fé no que eu estava fazendo e estava preocupada. Então conheci esse médico do texto lá no meu internato (parte do meu último ano na faculdade de Medicina) em Portugal, e super confiei nele, até por que, o que ele fala faz todo o sentido do mundo e ele me explicou tudo o que está escrito aí. Desde então que emendo sem medo. Então acho que você pode fazer isso sem problemas e sem medos. Eu estou completamente tranquila agora.
      Espero ter conseguido te responder direitinho. Depois me conta o que decidiu fazer!
      Beijinhos

  8. kamii disse:

    Eu queria muito começar a emendar as cartelas porque menstruar me incomoda, os absorventes externos me dão alergia e etc (isso é outra coisa que os médicos não concordam uma me falou que tudo bem usar interno e outro me falou que faz mal, fiquei sem saber!) mas quando tentei começar a emendar vazava, me dava tpm mesmo assim, não compensou, agora a ultima gineco que eu fui falou pra eu decidir se quero tentar outro método e estou na duvida se lido com minha infelicidade mensal pra sempre ou se testo outros métodos, mas da uma preguiça só de pensar na possibilidade de não me adaptar! Acho que é uma questão muito pouco explicada pra nós mulheres, gostei do post!

    • marialowen disse:

      Oi! Então, até onde eu sei, o absorvente interno não tem problema algum, se você ficar o tempo máximo que recomendam com o mesmo e não esquecer ele lá! ahuauh Agora me fala, já tentou aumentar a dosagem de hormônio da sua pílula? As vezes era só isso e resolvia o problema. Ou dependendo trocar os hormônios da pílula, existem combinações diferentes que você pode fazer dependendo do que te incomoda mais todo mês! Mas te falar, vale muito a pena ficar sem menstruar, então tenta outros métodos sim! Vai que da certo e você se vê livre desse perrengue todo mês?! huahua
      Beijinhos e boa sorte!!

Deixe uma resposta