10 Dicas para Otimizar o seu Tempo

Oi meus lindos, tudo bom? Eu essa semana me peguei pensando que se eu conseguisse diminuir o tempo que eu perco com coisas fora do meu controle durante o dia, que eu possivelmente conseguiria fazer tudo que eu gostaria no meu dia, ou pelo menos tudo que eu teria planejado. E então eu decidi para aqui e criar uma lista com 10 coisas que eu posso perfeitamente fazer e que vai transformar o meu dia, deixando-o muito mais produtivo!

10 Dicas para Otimizar o seu Tempo

10 Dicas para Otimizar o seu Tempo e Fazer tudo que você Quer

1- O tempo do ônibus – É um tempo completamente morto para mim, no qual eu em geral fico só ouvindo música e fazendo mais nada. E eu em geral perco 3h do meu dia só no transporte! É muita coisa!! Aí estava pensando em algumas coisas que posso começar a fazer enquanto estou ali, matando essas 3h:

  • Ler um livro
  • Responder comentários do Youtube
  • Responder comentários do Instagram
  • Procurar inspirações para fotos]
  • Fazer playlists legais
  • Fazer ligações que precisam ser feitas
  • Assistir uma série
  • Escrever posts para o Blog
  • Gerar roteiros para os vídeos

Tirando ler um livro, eu muitas vezes acabo evitando de fazer algumas dessas coisas por ter que ficar com o meu celular à mostra (sim, muito medo de ser assaltada) e pela limitação da bateria e do pacote de dados. Mas dependendo do meio transporte que você pega todo dia (por exemplo, carona com alguém ou ônibus fretado), do seu pacote de dados e da disponibilidade de tomadas, são ótimas coisas que você pode fazer enquanto enfrenta o trânsito! E dependendo do nível do engarrafamento, da até para fazer algumas dessas coisas do bom e velho jeito, usando papel e caneta uhahua.

2- Tempo para comer – bom, eu sou o tipo de pessoa que odeia comer sozinha, então quando não como com meus pais, acabo usando esse tempo para colocar as minhas séries em dia ou assistir vídeos no youtube!

3- Desligue a Internet – sempre que eu paro para a estudar, faço questão de deixar meu celular longe de mim ou no modo avião e o computador fora de todas as redes sociais existentes, senão quando eu olho, recebi uma mensagem de fulaninho, aí vou olhar e quando percebo, já estou olhando o facebook e perdi uns 30 minutos.

4- Organize o seu dia – sempre à noite, eu paro e faço uma listinha das coisas que preciso fazer no dia seguinte no meu Bullet Journal. Então quando saio para a faculdade, já sei mais ou menos o que me espera. E por exemplo, se preciso fazer alguma coisa na rua, vou logo antes de voltar para casa, pra não precisar chegar e sair de novo. Além disso, uma vez em casa, eu pego a minha listinha e vejo o que estou com vontade de fazer primeiro e o que é mais importante e determino horários para começar e terminar todas as tarefas, mesmo que mentalmente. Isso faz com que eu não esqueça de fazer nada que é importante e não estabeleça horários e metas que eu sei que eu não vou cumprir.

5- Horários flexíveis – Um problema muito grande é que as vezes as pessoas criam uma programação do dia tão certinha, que fica dificil ser produtivo, por exemplo, se eu dormir mal e ficar morrendo de sono, para mim é basicamente impossível conseguir sentar para estudar logo depois do almoço, então não adianta eu tentar fazer isso nesse horário, não importa o que eu programei. Então eu preciso entender isso e por exemplo, mudar e colocar para editar os meus vídeos nesse horário e sentar para estudar depois do lanche da tarde, quando aquela moleza do pós almoço já passou.

6- Se conhecer – É mais ou menos um complemento do que eu falei no anterior e também tem a ver com a organização do dia. Na hora de montá-lo, não se esqueça de pensar no que você gosta de fazer e na hora que gosta de fazer. Tem gente que gosta e ir à academia na parte da noite, já eu, uma vez que cheguei em casa, sair de novo é um parto, então é mais facil eu deixar de ir, logo, o melhor horário para mim e logo quando chego da faculdade, ir direto e só depois vir para casa.

7- Esqueça as outras coisas – Sim, eu sei que você tem mil e uma coisas para fazer, mas ficar pensando em todas elas ao mesmo tempo simplesmente não adianta. Então depois que decidir o que vai fazer naquele momento, simplesmente esqueça todas as outras tarefas que tem no dia e se concentre no que está fazer, se não, no final, vai estar completamente atolada e não conseguiu terminar absolutamente nada.

8- Antecedência – Tente organizar os seus dias com um pouco de antecedência, dessa forma, você deixa de fazer a mesma coisas duas vezes sem necessidade. Por exemplo, preciso ir ao correio essa semana, mas sei que tenho um encontro com uma amiga no Starbucks na quarta feira, que é do lado do correio. Pronto, assim consigo ir para aqueles lados uma única vez.

9- Pausas – Quando você está concentrado em uma tarefa há algum tempo, chega um momento que a sua produtividade diminui, e assim não adianta mais continuar ali, que você vai simplesmente começar a jogar o seu tempo no lixo. Saiba esse seu momento. Simplesmente troque de tarefa ou vá fazer algo para te distrair e depois retorne. Por exemplo, se está estudando, depois de 3h sentada eu não consigo mais pensar, em geral o que eu faço é que paro para fazer um lanche e assistir uma série, desse jeito não perco tempo algum e ainda me distraio, conseguindo voltar a estudar logo em seguida. Uma outra boa idéia e tirar o tempo para tomar um banho.

10- Durma nos horários certos – Pode não parecer, mas dormir um mínimo de horas por noite te faz ser muito mais produtivo. Mas além disso, você precisa saber a hora de dormir. Vamos lá isso funciona mais para pessoas que não trabalham fora ou aos finais de semana. Por exemplo, eu simplesmente não consigo render muito bem a tarde, rendo muito melhor pela manhã e à noite. Dessa forma, para mim é muito mais vantajoso acordar cedo, dormir tarde e dormir depois do almoço. Já existem pessoas que simplesmente não conseguem estudar na parte da noite, então para essas, vale mais a pena ir dormir cedo para acordar cedo.

É isso gente, espero que essa listinha ajude a todos nós. Usar o nosso curto tempo de forma inteligente é extremamente importante, ainda mais que os dias parece que passam cada vez mais rápido!! Depois me contem se gostaram, se foi útil, se vocês colocaram alguma dessas dicas em prática e se ajudando!

Mil e um beijinhos e até a próxima

FanpageInstagramTwitter •  BloglovinFlickrTumblr

10 comentários sobre “10 Dicas para Otimizar o seu Tempo

    • marialowen disse:

      Nossa, nem me fala! Esse tempinho é altamente necessário!! E as vezes estamos tão enroladas na rotina que nem percebemos como ele nos faz falta!! Mas fico feliz que tenha curtido as dicas!!
      Beijinhos!

  1. Nayara Cordeiro disse:

    Post de utilidade pública! Tenho uma dificuldade enorme de organizar o meu tempo, faço lista de tarefas para a semana, me programo… aí chega durante o dia eu simplesmente não tô com a mínima vontade de fazer o que foi programado, e sim um totalmente diferente da lista. Acho que a solução pra mim seria me programar com BASTANTE antecedência, pra poder fazer essa troca de tarefas sem prejudicar os prazos de entrega.
    Eu também sou muito ansiosa com resultados, então se posto algo no blog ou na fanpage logo quero ver se teve comentários, como tá os acessos e tal, aí fico parando toda hora pra monitorar… defeito terrível!!

    • marialowen disse:

      Nossa, você descreveu muito bem meu ultimo problema! Toda hora fico pegando o celular pra ver como andam as visitas e tudo o mais. Acho que sou mais ansiosa do que o que eu achava! Acho que da próxima vez que for estudar, vou esconder o cel na gaveta uhahu. Mas essa de fazer mais o que você está inspirado para fazer no dia é muito boa! Eu em geral programo o meu mês inteiro de uma vez, e dessa forma consigo fazer isso mais fácil, principalmente com as matérias que estudar. Espero que o post tenha ajudado de alguma forma! Beijinhos

    • marialowen disse:

      Acho que todas nós sofremos com dificuldade em fazer isso uhau. Largar a internet e dormir cedo é um desafio todas as noites! Colocar um despertador me avisando que ta na hora de ir dormir muitas vezes me ajuda!
      Beijinhos linda!

  2. Lismara disse:

    Ótimo post!!
    Confesso que não consigo fazer quase nada quando estou no ônibus porque fico enjoada 🙁
    Também desligo a internet quando vou estudar, senão não dá certo… A gente vai dar uma olhada só em um e-mail e quando vê já se passou meia hora hehe
    Às vezes estou concentrada fazendo uma coisa, mas do nada eu paro e começo a pensar nas outras coisas que ainda tenho que fazer. No fim isso só atrapalha… acaba perdendo tempo e não faz nem uma coisa nem outra.
    Suas dicas são ótimas! 🙂

    • marialowen disse:

      Esse da internet é o que mais me atrapalha de longe! É terrível! Uma coisa ótima para fazer no ônibus, se você fica enjoada, é dormir, pode parecer bobo, mas as vezes da uma ajudada legal a levar o dia. Outra coisa boa, é ir pensando no quer colocar no blog, idealizando posts e afins. Montar playlists também é ótimo! Só ir ouvindo as músicas e salvar as que são pra playlist :).
      Adorei o seu comentário! E muito obrigada!
      <3 <3
      Beijinhos

Deixe uma resposta