Instagram // Desafios Fotográficos

Oi meus lindos! Hoje eu vim aqui falar de uma coisa que faz parte do meu dia a dia tem muito tempo, os desafios fotográficos. A primeira vez que eu entrei em contato com um foi em 2012 com o Nothing is Ordinary, mas esse desafio é um pouco diferente, mais para o final do post eu explico como ele funciona. Comecei mesmo a fazer o desafio de um tema por dia, com uma listinha de temas liberados semanalmente, em 2013, através do Project Life 365 e eu adorei a idéia. Desde então, não parei mais. O Project Life 365 acabou e dele nasceram o My_365 e o 365_Today. Comecei a participar dos dois mas principalmente do My_365. Participei esporadicamente do Fat Mum Slim também. Até então, todos esses eram em inglês, eram baseados em temas diários, tinham seu próprio perfil no instagram e escolhiam as melhores fotos dos temas e publicavam nos perfis dos desafios, dando visibilidade para as pessoas com as melhores fotos. Fiquei por anos participando desses desafios fotográficos em inglês, até que conheci o Desafio Primeira da Luh Testoni, em Português. Depois conheci o The Fabulous Project da Sernaiotto, também em Português e de vez em quando apareço por lá. Eventualmente surgem ainda alguns desafios temporários, que duram apenas uma semana, ou apenas um mês e eu de vez em quando decido participar desses também. Aí começa a saga de encaixar mais de um tema numa mesma foto uhahua.

Venham conhecer o meu instagram! @marialowen

Instagram // Desafios Fotográficos - @marialowen

Mas vamos ao que interessa:

Como Funcionam? / Desafios fotográficos que eu conheço

Cada desafio fotográfico tem suas regras específicas, seu tempo de duração, entre outras coisas que variam. Mas todos eles tendem imensamente a encorajar que você tire as fotos que irá postar. Se não o desafio perde todo o objetivo, na minha opinião.

Vamos lá, só na introdução eu já falei de 4 tipos de funcionamento diferentes dos desafios fotográficos e eu vou tentar explicar aqui, resumidinho, como cada um deles funciona.

Nothing Is Ordinary e JJ Community – Ambos em inglês, tem seus próprios perfis do desafio no instagram e liberam diariamente um tema para você marcar as fotos fotos, podem ser fotos novas, ou não. O Nothing Is Ordinary liberam os temas de véspera e o JJ Community pela manhã. As melhorees fotos serão escolhidas e repostadas.

Project Life 365, 365_Today, My_365 e 365 Gifts – Todos em inglês, também tem seus próprios perfis do desafio, onde vocês conseguem ver os temas da semana. Liberam os temas das fotos semanalmente. Mas a idéia, como o nome já diz, é você participar o ano todo. As melhores fotos serão repostadas.

Fat Mum Slim – em inglês, funciona como os 4 acima, mas os temas são liberados mensalmente. Além disso, possuem um aplicativo, onde você pode ver as fotos em destaque e os temas do mês.

Desafio Primeira e The Fabulous Project – Em português, liberam os temas por mês e por não possuírem perfis próprios do desafio, você consegue encontrar os temas dos desafios nos perfis do Instagram da Luh Testoni e da Sernaiotto, além de no blog delas. Outra diferença, é que não há destaque para as melhores fotos.

Temporários – algumas pessoas, blog, perfis do instagram ou grupos do facebook, eventualmente decidem fazer desafios fotográficos temporários. Em geral eles duram uma semana, mas podem durar o quanto quiserem. Esse mês por exemplo, eu to participando de um que tem a duração de 15 dias, e foi criado pensando nas férias escolares (#feriasbever – não sei quem criou gente, se alguém souber, me falem!), tem o #31diasinspiradores (criando pela @rapunzeldesalto) e o #desafiosquad (criado pelo  @instasquade), com duração de uma semana. Cada um tem as suas regras. Por exemplo, as melhores fotos do #desafiosquad serão repostadas no perfil do grupo, os demais não.

Desafios Fotográficos que estou participando agora

Então como eu falei ali em cima, de forma geral, participo diariamente do Desafio Primeira e de vez em quando do The Fabulous Project. Quando surge um temporário que me interessa, participo também. No momento, estou participando de muitos: #desafiosquad, #feriasbever e #31diasinspiradores. Não é todo dia que consigo postar em todos eles, mas o que eu sempre estarei lá, batendo ponto, é o Desafio Primeira.

Como Participar?

Simples, só tirar uma foto com o tema e postar no seu instagram com a # do desafio. Muitos nem falam que precisa ser uma foto postada agora, pode ser antiga, mas aí quem for olhar a #, sua foto provavelmente vai ser umas das últimas a aparecer. E perde um pouco o objetivo do projeto, que é exercitar a criatividade.

Não precisa esperar o mês acabar nem nada do gênero, pode começar a participar hoje mesmo!

Pontos Positivos

  • Você conhece e interage com outras pessoas
  • Ajuda com a criatividade
  • É um jeito de você ter temas para postar todos os dias no instagram
  • Dependendo do desafio, você pode ser destaque
  • Você pratica e tem bastante incentivo para melhorar as suas fotos, o que é ótimo e realmente ajuda!

Pontos Negativos

  • Você fica um pouco preso aos temas
  • É um compromisso
  • Requer organização – se você for levar o desafio a sério, é claro!
  • Não postar fotos legais que você tirou por que elas não se encaixam no tema do desafio

Ainda Outros tipos de desafios Fotográficos

O grupo do facebook Instasquad e outros de vez em quando lançam desafios de fotos para o instagram, dando um tema e por volta de uma semana para você tirar a foto e postar no instagram, além de liberar sempre dicas de como tirar essas fotos. É super interessante!

Estou explicando um pouquinho melhor os pontos positivos e negativos nesse vídeo abaixo, da uma olhadinha só!

Bom gente, acho que eu já falei demais e dessa vez eu acho que eu não esqueci de nenhum desafio! E agora deixa eu confessar uma coisinha pra vocês, eu já tive muita vontade de criar um desafio desses auhhua, inclusive já tive um meu, mas acabei desistindo. Vocês participariam? Espero que o post tenha sido útil e que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida, só perguntar.

Me segue lá no instagram! @marialowen

Mil e um beijinhos e até a próxima!

FanpageInstagramTwitterBloglovinFlickrTumblr

Related Posts

A Realidade do meu Instagram

2016-04-02 12:19:08

18

Planner de Viagem

2020-02-07 18:03:07

8

9 comentários sobre “Instagram // Desafios Fotográficos

  1. Carla/Blog Geração Mulher disse:

    Muito legal!! Adoro desafios e acho que ajudam tanto na interação quanto na inspiração. Como um dos meus blogs é de moda, eu gosto de participar dos #desafiosdoquarteto do Instagram Quarteto de Estilos. Mas como você disse, um ponto negativo é ficar preso aos temas, e ultimamente não tenho conseguido tempo de me organizar.

    • marialowen disse:

      Oi linda! Que bom que gostou do post! Nunca tinha ouvido desse desafio, foi dar uma olhada, fiquei curiosa. E realmente organização é fundamental. Também estou precisando fazer isso melhor ultimamente.
      Beijinhos

    • marialowen disse:

      Muito muito obrigada!! <3

      Sem obrigações, assim é um bom jeito de levar os desafios, mas acho que se eu fizesse isso ia acabar não tirando as fotos mais difíceis que realmente me tiram na minha zona de conforto e me fazem aprender e ser criativa. Então é mais tranquilo, mas tem esse porém.

      Beijinhos

Deixe uma resposta