Pré Natal, 10 diferenças Brasil x Irlanda

Olá meus amores! Tudo bom? Eu estava aqui pensando com os meus botões e percebi que nunca contei muito como é o pré natal aqui na Irlanda pra vocês né?! Então resolvi fazer esse post com as 10 principais diferenças. Mas antes de começar, vou dizer que estarei comparando principalmente com o serviço privado do Brasil. E quando achar relevante, falarei como é no público nos lugares que eu trabalhei também. Inclusive, a primeira diferença é essa, então vamos lá:

1- Aqui o serviço privado de pré natal e parto é no mesmo hospital do público, com os mesmos médicos e enfermeiras, na maioria das vezes. Existem clínicas separadas, mas quais você terá um atendimento mais diferenciado, mas o parto geralmente é com um médico que trabalha no hospital, público no caso.

2- Aqui o acompanhamento é bem mais espaçado, acho que no total, tive umas 5 consultas com o meu médico.

3- Enquanto no Brasil fazemos diversas ultras e testes, aqui só se faz uma grande ultra por volta das 20 semanas, que seria a morfológica. Dependendo de onde você está fazendo o seu pré natal, a cada consulta o médico da uma olhadinha rapidinha no seu bebê, mas só mede e é tudo super rápido mesmo. Nada de ficar mostrando o bebê e tudo o mais (isso na verdade é questão de sorte)

4- Quem vai fazer o seu parto não é um médico, mas sim uma enfermeira obstetra. E se necessário, se ela precisar, chamará o médico. Em alguns hospitais do SUS isso também acontece.

5- Não é sempre o mesmo médico que te atende a cada consulta de pré natal. E dependendo de onde você mora/do esquema que está participando, pode ser que você nem veja um obstetra sua gravidez inteira.

6- O Teste de tolerância a glicose, feito para avaliar diabetes gestacional só é feito em casos onde há fatores de risco, como pais diabéticos e outros.

7- Existem 3 opções de atendimento, público, semi privado e privado.

8- Os hospitais oferecem aulas para as mamães de primeira viagem. Ensinando o básico de cuidados com o bebê, parto e afins.

9- O primeiro ultrassom só vai ser feito após as 12 semanas. Na sua primeira consulta pré natal. Antes disso, nada será feito com relação a sua gravidez, a não ser que você tenha algum problema.

10- O teste que o médico pede/faz para confirmar a gravidez é de urina. Enquanto que aí no Brasil em geral é o de sangue.

Resumo, é tudo bem diferente. E especialmente se você teve alguma experiência com o assunto no Brasil, pode achar tudo muito estranho e até se sentir meio largada. Eu preciso admitir que tive agonia de ver tão pouco o médico e fazer tão poucas ultras. Mas para eles aqui, isso só quer dizer que estava tudo bem e que eu não precisava de mais atenção do que isso. No final deu tudo mais do que certo. E isso que importa.

Espero que tenham gostado do post e qualquer dúvida, só perguntar!

Related Posts

Feliz Natal

2015-12-24 23:49:00

18

Wishlist de Natal + Casamento 

2015-12-10 13:43:48

18

6 on 6 – Natal

2015-12-08 19:56:52

18

Deixe uma resposta